O que é EAD?

EAD é sigla que significa educação a distância, modalidade de ensino que corresponde ao ensino não presencial. O ensino a distância depende apenas de um professor ensinando uma turma, não necessitando de um espaço físico ou um encontro com a turma.

O EAD se popularizou com o avanço das tecnologias, chegando aos cursos de graduação, mas tendo boa parte de seu público no cursos livres de curta duração, já que esses por sua vez, se popularizam na busca de melhores currículos pelos jovens.

Crescimento do EAD no Brasil

Segundo o censo da educação em 2010, o ensino a distância chegou a ter 14,6% dos alunos matriculados no ensino superior, dado que corresponde a mais de 900 mil estudantes, número 170 vezes maior do que em 2001, quando existiam apenas pouco mais de 5 mil alunos matriculados nessa modalidade de ensino.

Se levarmos em conta os cursos livres e não apenas os cursos de graduação, em 2012 foi registrado número de 3,5 milhões de alunos de acordo com o educação UOL. Os cursos livres correspondem a  56% dos cursos online que são ensinados no Brasil.

Esse crescimento só foi possível graças a massificação da tecnologia no país, o aumento dos computadores nas residências brasileiras e também do acesso a internet. Algumas dificuldades encontradas pela população, como áreas sem faculdades, que muitas vezes são concentradas em algumas regiões. Além da busca das empresas por mão de obra qualificada, que fez crescer a necessidade de trabalhadores mais bem preparados para um mercado de trabalho competitivo.

Com os cursos online de graduação, a distância entre alunos e seus diplomas foram encurtados de maneira significativa, vencendo diversos desafios graças as ótimas vantagens dos cursos EAD.

Muitas pessoas desconfiam da qualidade dos cursos de ensino a distância, porém eles já são uma realidade em crescimento, assim como sua qualidade vem aumentando com o tempo. O MEC já reconheceu diversos cursos de graduação e admite que essa é uma nova tendência no ensino brasileiro e mundial. No Canadá por exemplo, das 56 universidades no país, 53 oferecem cursos na modalidade EAD.

Como funciona o EAD?

O funcionamento do EAD é bem simples e prático, requer ao aluno um computador com acesso a internet e também os conhecimentos básicos de informática. A maioria das universidades têm um ambiente de ensino virtual, onde o aluno tem acesso as aulas em vídeo, apostilas e materiais complementares do curso.

No mesmo ambiente virtual de ensino, os alunos entram em contato com eles mesmo e tiram suas dúvidas com os professores do curso. Em algumas instituições que trabalham com ensino a distância, é normal alguns encontros presenciais entre alunos e professores, assim como provas presenciais na unidade mais próxima a residência do aluno.

Benefícios do ensino EAD

O foco dos cursos EAD é no público que não tem como estudar presencialmente, seja pela falta de tempo, ou por não ter o curso em uma região próxima. Muitos desses alunos têm de conciliar a graduação com serviços de casa, empregos puxados, rotina com filhos e outras ocupações, tornando os cursos a distância uma opção tentadora, graças a flexibilidade que é encontrada nessa modalidade de curso.

Com isso  o ensino a distância cumpre seu objetivo levar uma grande variedade de cursos e instituições de ensino aos seus ao máximo de alunos possível, ampliando a oportunidade de estudos para as pessoas e assim dando a elas a chance de se preparar para o competitivo mercado de trabalho que tem se formado.

Leave a Reply