Inglês sem fronteiras

O que é Inglês sem fronteiras?

O programa Inglês sem fronteiras surgiu a partir do Ciência sem fronteiras – se quer saber mais sobre ele, leia nosso post sobre o Ciências sem Fronteiras. Esse programa oferece bolsas de estudo para brasileiros fazerem intercâmbio em universidades conveniadas.

Porém, com seu lançamento, o Ministério da Educação constatou que a procura por universidades em  Portugal era muito alta e muita gente não era aprovada em outros países por causa do idioma. Para tentar diminuir essa barreira e aumentar o nível de proficiência dos alunos, o governo federal resolveu lançar outro programa: o Inglês sem fronteiras. Dentre outras iniciativas, a principal é um curso online, gratuito e de qualidade chamado My English Online – MEO.

Quem pode fazer o My English Online?

Para cursá-lo, você deve se encaixar em uma das seguintes opções::

– aluno matriculado em um curso de graduação de uma universidade pública;

– aluno matriculado em universidade particular E ter prestado uma das provas do Enem desde 2009 e ter alcançado uma nota mínimo de 600 pontos;

– aluno matriculado em curso de pós-graudação recomendado pela Capes.

Atenção: mesmo que seu curso de graduação não esteja na lista de áreas contempladas pelo Ciência sem fronteiras, você pode se inscrever no curso.

Como me inscrevo no My English Online?

Se você faz parte do público-alvo e tem interesse, disponibilidade e condições para estudar inglês agora, faça sua incrição pelo site http://www.myenglishonline.com.br. Eles dizem que dentro de cinco dias você receberá suas informações de login e senha, mas pode levar mais tempo.

Primeiro acesso ao My English Online

Tendo recebido suas informações para acessar o curso, é hora de fazer o teste de nível. Antes de começar, lembre-se que o curso é bem rigoroso quanto à frequência e desempenho do aluno. Quem fica mais de quinze dias sem acessar, tem seu login bloqueado e não tem como voltar atrás.

Além disso, a cada sessenta dias o aluno precisa fazer o Teste de Progresso, totalizando dois testes e uma Prova Final por nível. O curso tem cinco níveis, ou seja, você fará dez testes e cinco provas e deve tirar no mínimo 60% de aproveitamento em cada um deles para receber um certificado e passar para o próximo nível. Por isso, você deve ter tempo para acessar o curso frequentemente e estudar.

Teste de nível do My English Online

O teste de nível é chamado de Placement Teste e é a partir do momento em que o aluno realiza o teste é que começa a contar o tempo do curso. Não indicamos que você use colas durante a realização do teste, pois um resultado melhor do que o seu desempenho real não te ajudará em nada, na verdade só dificultaria o seu aprendizado durante o curso.

Quando estiver pronto, em um lugar sem barulho e com pelo menos uma hora para realização do teste, teste o volume do seu computador e comece. As questões são de múltipla escolha, mas algumas delas possuem textos para ler ou áudios, que é quando você verá o símbolo . Lembre-se que você só poderá escutar a frase ou diálogo uma única vez. As intruções para responder à pergunta estão em português e escritas em verde. Depois de selecionar a resposta que julgar correta, clique na seta para prosseguir e depois você não poderá mais alterar sua escolha.

Conteúdo do My English Online

O curso está dividido em cinco níveis – iniciante, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado. Apesar de ser voltado para estudantes acadêmicos, o objetivo não é que o aluno aprenda apenas o inglês instrumental, para ler e escrever.

O intuito do Inglês sem fronteiras e do My English Online é que você consiga melhorar as quatro habilidades: leitura, fala, escrita e compreensão oral. Tudo isso é necssário para quem vai fazer um intercâmbio em um país de língua inglesa ou de outro idioma, mas que terá de se comunicar em inglês.

Para atingir esse objetivo, o curso foi feito baseado em uma ferramenta de ensino de idiomas chamada MyELT, com atividades interativas, leituras divididas por nível, exercícios gramaticais e atividades de compreensão e prática oral. O MEO sugere que o aluno deve se dedicar ao curso por pelo menos cinco horas por semana, sendo cada hora dividida em:

– 20 minutos para leitura do e-book;

– 10 minutos para assistir aos vídeos;

– 15 minutos para a gramática;

– 10 minutos para outras leituras.

Se você já começou a estudar pelo My English Online, conte pra gente nos comentários o que está achando. Mas, se você quer estudar inglês online e não preenche os requisitos para ter acesso ao My English Online, leia nosso post sobre cursos de inglês a distância.

Gostou da dica? Repasse para seus amigos compartilhando no facebook.

Bons estudos!

Leave a Reply