Guia do FIES – Saiba tudo sobre o FIES

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES – é um programa do governo voltado aos estudantes de graduação que não tem condições de pagar as mensalidades das universidades particulares em que estão matriculados. Esse programa foi criado em 1999 e já concedeu bolsas para mais de 560 mil estudantes, com um investimento de mais de 6 bilhões de reais.

 

– Quando é o período de inscrição do FIES?

Não há período de inscrição.

 

– Preciso ter feito o Enem para solicitar o financiamento?

Sim. O solicitante deve ter feito um dos exames do Enem de 2010 em diante.

 

– Posso financiar um curso a distância?

Não. O FIES só financia cursos presencias cuja nota na avaliação pelo MEC tenha sido de três pontos ou mais.

 

– Já recebi financiamento antes, pelo FIES ou pelo Crédito Educativo, mas não terminei de pagar. Posso pedir outro?

Não.

 

– Qual a porcentagem da mensalidade do curso que pode ser financiada pelo FIES?

Entre 50% e 100% da mensalidade. Isso depende da sua renda familiar: quanto maior ela for, menor será a porcentagem financiada pelo FIES.

 

– Preciso de fiador para esse empréstimo?

Sim.

Quem não precisa de fiador são: aqueles que já são bolsistas Prouni, os que têm renda per capita inferior a um salário mínimo e meio e os alunos matriculados em cursos de licenciatura.

 

– Se receber o financiamento de 100%, não pago nada mesmo?

Paga sim. A cada três meses o aluno deve pagar uma taxa no valor de R$50, referente aos juros incidente sobre o financiamento. Esse pagamento tem que ser feito enquanto o aluno estiver cursando a faculdade e durante a fase de carência.

 

– O que é a fase de carência?

Depois de formado, o beneficiário do financiamento tem um período de carência de dezoito meses para encontrar um trabalho em sua área e se estabelecer.

 

– O que é a fase de amortização?

Terminada a fase de carência, começa o período de amortização, que é quando o graduado terá de pagar de volta o dinheiro que lhe foi emprestado mais os juros de 3,4% ao ano.

 

– Em quanto tempo tenho que pagar o empréstimo?

Isso depende de quando você começou a financiar seu curso e a duração do mesmo. Por exemplo, se você financiar uma graduação de quatro anos desde o início, terá treze anos para pagar tudo, pois o cálculo é o período financiado multiplicado por três mais um ano.

 

– Tenho bolsa parcial pelo Prouni. Posso solicitar financiamento do FIES?

Pode sim. Os alunos que se inscreveram para o Prouni e receberam apenas 50% de desconto podem solicitar o financiamento da outra metade da mensalidade. Mais de 9 mil contratações de financiamento já foram feitas pelo FIES apenas para os alunos Prouni.

 

– Fiz o Enem e estou matriculado em uma instituição bem conceituada pelo MEC. E agora?

Entre no portal do SisFIES e faça sua inscrição, fazendo um cadastro e informando seus dados pessoais, do curso, da instituição e do financiamento que deseja receber.

 

– Qual o próximo passo?

Toda instituição conveniada ao FIES tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Compareça à de sua faculdade em até dez dias depois de concluir sua inscrição para validar as informações fornecidas online e entregar os documentos necessários. A partir da data da validação, o estudante tem que ir a um dos agentes financeiros do FIES, que atualmente são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, na agência escolhida por ele no ato da inscrição. Só então é que poderá ser feita a formalização da contratação do financiamento e o contrato recebido deve ser apresentado para sua instituição de ensino.

 

– Sou aluno da pós-graduação. Posso pedir financiamento pelo FIES?

Por enquanto não. Em julho de 2014 as regras do programa mudaram e os alunos poderão financiar sua pós-graduação, mas essa medida ainda precisa ser aprovada pelo Ministério Público.

 

Outras maneiras de ingressar na faculdade são:

PROUNI

Educa Mais Brasil

 

Outra maneira interessante de melhorar seu currículo enquanto você não faz uma faculdade é investir em cursos livres e cursos online.

Cursos 24 horas

Cursos online na Fundação Bradesco

 

Dê essa dica para seus amigos compartilhando em suas redes sociais.

 

Leave a Reply