10 motivos para fazer um intercâmbio

Se você ainda está em dúvida sobre fazer um intercâmbio ou não, leia nosso post para tomar a decisão definitiva.

1- Conhecer novas culturas

Apesar de clichê, é sempre bom lembrar que você conhecerá pessoas nativas do país em que estiver, mas também terá amigos de todas as partes do mundo. Sim, porque não são apenas os brasileiros que querem aprender inglês da forma mais divertida: chineses, italianos, colombianos, malasianos também querem. Enquanto conhece gente de países países que nunca ouviu falar antes, melhora sua geografia e experimenta novas comidas, aprende sobre um esporte e escuta músicas diferentes.

2- Valorização da cultura brasileira

Para quem é nascido e criado no Brasil, é difícil conseguir perceber a sua própria cultura. O fato é que ela existe sim e é muito apreciada no exterior e basta uma viagem pra fora pra saber como os brasileiros são queridos lá fora. Se você acha injusto sermos famosos por samba, carnaval, futebol e favela, aproveite pra contar aos seus amigos estrangeiros como é a sua vida aqui e ajude a mudar nossa imagem.

3- Quebra de preconceitos e estereótipos

Existem muitos estereótipos na nossa cabeça em relação a outras nacionalidades e o intercâmbio nos ajuda a quebrar essa imagem que foi construída a partir do que a mída nos mostra e outras pessoas nos contaram a partir de uma experiência negativa que tiveram. Além das nacionalidades, você vai ver que os lugares também são bem diferentes daquilo que você imaginava e o mundo não é tão perigoso assim como sua vó falava.

4- Valorizar a família e os amigos

Quando você mora a alguns metros ou apenas centenas de quilômetros da sua família, é normal você nem notar o quanto precisa e gosta deles. Só que a partir do momento em que se despede no aeroporto, tudo mudou: se quiser falar, é por Skype, nos poucos horários que o fuso permite e só pra contar o necessário.

5- Independência e amadurecimento

Não só por estar longe da família e dos amigos, mas também por ter que tomar decisões importantes sem que ninguém te diga o que é melhor: isso é a independência. Você tem que escolher um quarto para alugar, quanto gastar por semana e ainda ir ao hospital resolver aquele problema de saúde sem ter ninguém pra te dizer. Isso pode ser uma liberdade absurda, mas, pra quem não estava acostumado, no fim será gratificante ver que tomou decisões certas e erradas e soube lidar com as consequências delas: isso é o amadurecimento.

6- Aprender um novo idioma

Não podemos esquecer do grande motivo para que a maioria dos intercâmbios aconteça: aprender outro idioma. O aprendizado do inglês no Brasil costuma ser muito frustrante porque as escolas enrolam demais os alunos, nos forçando a estudar por cinco ou seis anos e, o pior: ao terminar o curso, você não consegue conversar com nenhum estrangeiro. Não é à toa que isso tem feito milhares de brasileiros poupar um dinheiro para estudar fora. Veja dicas para aprender inglês online.

7- Auto-conhecimento

Mesmo não percebendo, nós sempre seguimos uma rotina e um destino que as pessoas ao nosso redor vão apontando pra gente: escola, faculdade, emprego, emprego melhor, aposentadoria. O medo de arriscar algo diferente dessa rota faz com que a gente não tenha nem tempo de pensar muito sobre isso e o intercâmbio também ajuda porque interrompe um ciclo e começa outro completamente diferente. Isso nos dá a oportunidade de repensar o que já fizemos e até mesmo mudar os planos pro futuro.

8- Lembranças

Aquela conversa no bar com pessoas de cinco países diferentes ou as risadas quando seu amigo tomou o tombo na frente de todos enquanto tentava patinar no gelo ou o seu choro quando teve que se despedir da primeira amiga que fez no intercâmbio. Todos esses são momentos que, por um motivo ou outro, você não tem registrado em vídeo, foto ou nem mesmo lembra o nome daquelas pessoas. Só o que sabe é que por algum tempo elas fizeram você pensar diferente, rir até doer a barriga ou se emocionar de uma forma que você nem sabia ser possível e isso não tem preço, são só suas lembranças.

9- Viagens

Não importa onde será o seu período de estudo, você sempre poderá fazer viagens curtas a cidades e países próximos nos finais de semana e feriados. Nunca se sabe quando teremos a oportunidade de voltar pra um país ou continente, então aproveite o máximo que seu dinheiro permitir para conhecer outros lugares, riscar alguns da lista de desejos e realizar mais alguns sonhos.

10- Melhorar o currículo

Apesar de ser o objetivo inicial de muita gente, esse ficou por último porque na realidade, quando você está lá fora realizando esse sonho, a última coisa que estará pensando será no seu currículo. Aliás, nem em trabalho você vai pensar, a não ser o quanto você quer que demore pra voltar pra rotina maçante de escritório. Quando e se voltar pro Brasil, não importa com o que ou onde você quer trabalhar, com certeza seu investimento no intercâmbio será valorizado nos processos seletivos e saiba fazer bom proveito disso.

Aproveite e conheça 10 tipos de intercâmbio.

Compartilhe esses 10 motivos com seus amigos indecisos.

Leave a Reply